Adhunika Kavithrayam Malayalam Pdf 37
Click Here ::: https://blltly.com/2tAccL
Adhunika Kavithrayam: Uma IntroduÃÃo à Poesia Moderna em Malayalam
Adhunika Kavithrayam à um termo usado para se referir aos três poetas que revolucionaram a poesia em Malayalam no sÃculo XX: Kumaran Asan, Ulloor S. Parameswara Iyer e Vallathol Narayana Menon. Eles sÃo considerados os pioneiros da poesia moderna em Malayalam, que rompeu com as tradiÃões clÃssicas e introduziu novas formas, temas e estilos. Eles tambÃm foram influenciados pelas correntes literÃrias e sociais da Ãpoca, como o nacionalismo, o romantismo, o humanismo e o progressismo.
Adhunika Kavithrayam Malayalam Pdf 37 à um arquivo PDF que contÃm uma coleÃÃo de poemas desses três poetas, juntamente com uma introduÃÃo crÃtica e notas explicativas. O arquivo foi carregado por Murari Sambhu no site Scribd[^2^], onde pode ser baixado ou lido online gratuitamente. O arquivo tem 9 pÃginas e foi visualizado mais de 31 mil vezes.
Neste artigo, vamos dar uma breve visÃo geral da vida e obra de cada um dos três poetas que compõem o Adhunika Kavithrayam.
Kumaran Asan (1873-1924)
Kumaran Asan foi um dos maiores poetas de Malayalam e um lÃder do movimento de reforma social conhecido como Renascimento de Kerala. Ele nasceu em uma famÃlia pobre de casta baixa e teve uma educaÃÃo limitada. Ele se tornou discÃpulo de Sree Narayana Guru, um santo e reformador social que lutou contra a discriminaÃÃo de casta e a opressÃo das classes baixas. Asan acompanhou Guru em suas viagens pela Ãndia e pelo exterior, e aprendeu sÃnscrito, inglês e outras lÃnguas. Ele tambÃm se envolveu em atividades sociais e educacionais para o bem-estar das massas.
Asan comeÃou sua carreira literÃria escrevendo poemas em sÃnscrito, mas logo mudou para Malayalam, sua lÃngua materna. Ele escreveu vÃrios poemas Ãpicos, como Sita Swayamvaram, Chintavishtayaya Sita, Buddha Charitam e Karuna, que retratam os personagens mitolÃgicos e histÃricos com uma perspectiva humanista e psicolÃgica. Ele tambÃm escreveu poemas lÃricos, como Nalini, Leela, Chandalabhikshuki e Duravastha, que expressam sua sensibilidade poÃtica e sua simpatia pelos oprimidos e marginalizados. Ele usou vÃrias formas mÃtricas e rÃtmicas em seus poemas, como Vritham, Anushtup, Shatpadi e Ragakavya. Ele tambÃm introduziu novas palavras e imagens em Malayalam, enriquecendo seu vocabulÃrio e estilo.
Ulloor S. Parameswara Iyer (1877-1949)
Ulloor S. Parameswara Iyer foi outro grande poeta de Malayalam e um erudito versado em histÃria, filosofia, religiÃo e cultura. Ele nasceu em uma famÃlia brÃmane culta e teve uma educaÃÃo formal em sÃnscrito, inglês e direito. Ele trabalhou como advogado e funcionÃrio público por muitos anos, mas tambÃm se dedicou à pesquisa literÃria e histÃrica. Ele escreveu vÃrios livros sobre a histÃria da literatura Malayalam, como Kerala Sahitya Charitram, Ummini Thampi CharitramVallathol Narayana Menon (1878-1958)
Vallathol Narayana Menon foi outro grande poeta de Malayalam e um dos fundadores do Kerala Kalamandalam, uma instituiÃÃo dedicada à preservaÃÃo e promoÃÃo da danÃa clÃssica de Kerala, o Kathakali. Ele nasceu em uma famÃlia brÃmane em Chennara, perto de Tirur, em Malappuram. Ele aprendeu sÃnscrito com seu tio Ramunni Menon e depois com Kaikkulangara Rama Variar em filosofia e lÃgica. Ele comeÃou a escrever poemas aos doze anos e publicou seus primeiros trabalhos, Kiratha Satakam e Vyasavataram, em sÃnscrito. Ele ganhou o prêmio de poesia da revista Bhashaposhini em 1894.
Ele traduziu o Ramayana de Valmiki para o Malayalam em 1907 e ganhou o tÃtulo de Mahakavi apÃs a publicaÃÃo do seu Mahakavya Chitrayogam em 1915. Ele tambÃm escreveu vÃrios outros poemas Ãpicos, como Magdalana Mariam, Achanum Makalum e Oru Katha, bem como poemas lÃricos, como Ente Bhasha, Bandhanasthanaya Aniruddhan e Keralam Valarunnu. Ele foi um poeta nacionalista que participou ativamente do movimento de independência da Ãndia e escreveu vÃrios poemas inspirados pelo patriotismo, como Prabhatha Prarthana, Samarangana Sambhavam e Varika Varika Sahajare. Ele recusou uma honra real concedida pelo PrÃncipe de Gales durante sua visita à Ãndia em 1922 e participou dos congressos nacionais indianos em 1927 e 1928.
Ele fundou o Kerala Kalamandalam em 1930 com o objetivo de reviver o Kathakali, uma forma de danÃa-teatro que estava em declÃnio. Ele tambÃm apoiou outras formas de arte tradicionais de Kerala, como Mohiniyattam, Thullal e Panchavadyam. Ele recebeu o prêmio Padma Bhushan do governo indiano em 1954 pelo seu serviÃo à cultura indiana. Ele morreu em 1958 aos 79 anos. 061ffe29dd



